Pular para o conteúdo principal

Bronquiolite TODO CUIDADO E POUCO!!!


Resolvi hoje falar sobre essa doença que esta assustando as mamães nesse outono e tb surpreendendo médicos, então todo cuidado é pouco, temos que prestar muita atenção e cuidado aos sintomas de nossos pequenos, os hospitais estão lotados de bebes com o vírus positivo, vamos entender um pouco sobre o que é essa doença:

Com sintomas iniciais semelhantes aos do resfriado, a bronquiolite pode evoluir rapidamente em algumas crianças para complicações respiratórias sérias. 
Em bebês menores de seis meses a bronquiolite pode ser bastante perigosa e precisa de acompanhamento e tratamento o quanto antes. 

A bronquiolite decorre de uma inflamação das pequenas vias aéreas dos pulmões (bronquíolos), provocada por um vírus e agravada pelo acúmulo de muco. Isso dificulta a passagem do ar, causando sintomas parecidos com os da asma

Uma das causas da doença é um vírus chamado sincicial respiratório (VSR), que também pode provocar infecções de ouvidolaringite e até pneumonia

E esse não é o único vírus que pode causar bronquiolite: o rinovírus (do resfriado comum), o adenovírus, o influenza (da gripe) e outros também provocam a doença. 

Pesquisas indicam que bebês infectados por esse vírus podem ficar mais suscetíveis à asma e a outros problemas respiratórios no futuro, mas a relação não foi completamente estabelecida. 

Geralmente, a bronquiolite começa com sintomas de resfriado, e para muitas crianças o vírus acaba não tendo maior impacto do que isso. 

Para outras, no entanto, sintomas mais leves, como nariz escorrendo, tosse e febre baixa, acabam se agravando e levando a dificuldades para respirar e, às vezes, chiado no peito. Muitos bebês também ficam irritados.

Entre as crianças que estão mais vulneráveis a desenvolver uma insuficiência respiratória mais séria por causa do vírus da bronquiolite estão os bebês nascidos prematuros, os nascidos com problemas cardíacos ou pulmonares e aqueles com deficiências no sistema imunológico. 

Nestes casos, a bronquiolite pode ser extremamente grave e deve ser tratada o quanto antes, no hospital. 


Como diferenciar bronquiolite de resfriado?

Os sinais para ficar de olho são sintomas leves de resfriado que ficam mais pronunciados dias depois, como tosse e dificuldade para respirar. Se seu filho corre mais risco de ter complicações ou se você está na dúvida, o mais sensato é procurar um médico. 

Esteja atenta aos seguintes sinais de problemas respiratórios e contate o pediatra imediatamente: 

  • Narinas mais abertas e grande expansão da caixa torácica a cada respirada
  • Pele repuxada ou esticada demais entre as costelas, acima da clavícula ou abaixo da caixa torácica
  • Contração dos músculos abdominais ao respirar (este e os dois sintomas anteriores configuram o chamado desconforto respiratório. A criança precisa usar demais a musculatura para conseguir respirar)
  • Chiado com um som de apito ao respirar
  • Tosse
  • Falta de apetite
  • Lábios e unhas azulados

Há como prevenir a bronquiolite?

O vírus é transmitido através de contato físico, ou seja, circula facilmente em ambientes fechados, berçários, escritórios e até dentro de casa. Ele pode sobreviver por seis horas, então a boa higiene é fundamental para combatê-lo. 
Lave suas mãos e a das crianças com frequência, e não tenha vergonha de pedir às visitas para que façam o mesmo antes de segurar o bebê. 
Não tenha o hábito de compartilhar copos ou talheres com seu filho ou mesmo entre as crianças da família. Um irmão mais velho com sintomas de resfriado pode transmitir o vírus para o bebê. 
Muitos médicos recomendam ainda que os bebês tomem a vacina da gripe anualmente, já a partir dos 6 meses de idade. A vacina tem sido fornecida todos os anos pelos postos de saúde para crianças pequenas. 
No caso de prematuros ou bebês mais vulneráveis à doença, como crianças com problemas no coração ou doenças pulmonares, o pediatra pode receitar alguns medicamentos feitos com anticorpos sintetizados em laboratório, que protegem contra um dos vírus que causam a bronquiolite, o VSR. 


Fonte: https://brasil.babycenter.com/a2900025/bronquiolite-no-bebê




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A temida APLV + Refluxo

Depois de tanto sufoco com a amamentação e os    primeiros meses ...Vitor já estava com 4 meses,tudo estava indo muito bem seguindo a rotina de mamadas com peito + formula !!! Vítor mamava o leite Nan e se adaptou muito bem !!! Logo a pediatra liberou tb sucos e frutas e Vitor adorava!   Um dia fui trocar a fralda do Vitor e tinha sangue no coco ... isso mesmo sangue !!!! Fiquei em desespero bem assustada !!! Mandei a foto para a pediatra e a resposta foi bem rápida corta tudo que tem leite, tuuuudo e passa a dar o leite Neocate!! ( ahh esse seria um vilão ou mocinho) na mesma hora coloquei o nome na pesquisa do Google e vi o tal do Neocate um leite totalmente  feito sem a  proteína do leite da vaca Fórmula à base de aminoácidos livres destinada a necessidades dietoterápicas específicas. Além de saber do que ele era feito descobri que ele custava 180,00 uma lata de 400gr senti um gelo na barriga, um medo e preocupação tomou conta, queria que aquilo não fosse verdade que aquela frald

Sling, Wrap ou Canguru!!

Vamos lá minha experiência com sling, wrap e canguru... Eu sou muito curiosa e nos intervalos das mamadas quando o Vitor meu primeiro filho dormia eu ficava na internet vendo todas as novidades tudo que tinha no universo para bebês e descobri muitas coisas legais.   O primeiro que conheci para carregar    o bebe foi o sling com argola, esse não gostei logo quando chegou, não me adaptei e nem consegui colocar o Vitor nele, não sei se foi a marca que comprei mas realmente não gostei, a regulagem da argola era complicado, incomodava no ombro e quando coloquei o Vitor, não achei que ele ficou confortável, não encaixava !!!    Logo deixei de lado rs, nunca usei!   Minha próxima compra foi o Wrap que é simplesmente um pano grande com uma etiqueta no meio para marcar o centro do pano ... no começo achei que nunca iria conseguir colocar o Vitor ali, sou muito atrapalhada, iria dar um nó nesse pano e não iria conseguir kkk.. Fui recorrer aos vídeos no YouTube que são ótimos, vári

Bombinha de tirar leite

  Gente minha bombinha de tirar leite !!! Meu bebê 👶🏻 vai fazer 3 meses mama super bem desde do primeiro dia que nasceu e a mamãe aqui tem muito leite 🍼 🍼🍼🍼!!!  Meu primeiro filho como já contei não pegou meu peito, mas o segundo ahhhh esse mama muito, pegou logo no primeiro dia no hospital sem dificuldades!  Tenho duas bombinhas uma elétrica da avent super top que é ideal para tirar o leite em grande quantidade, ela  tem a concha super macia não é barulhenta e super fácil de usar !!! agora para usar bem rápido e em menor quantidade como na madrugada para doação ... sim isso mesmo ... meu bebê na madrugada acaba mamando só um peito porque fica muuuuuito  cheio aí ele mama um e não aguenta mamar o outro .. acabo ficando com o peito lotado de leite e tiro para doação com essa bombinha super pratica e perfeita amei !!! Não machuca, rápida, vc controla o fluxo que mais fica confortável ... e melhor ela custou 100,00 💰💰💰😱😱!!! Super indico!!!  Agora a da avent elétrica qu